Sabia que a Reforma do Imposto de Renda pode não ser tão boa para empresas?

Atencao A Reforma Do Imposto De Reda Tera Impacto Negativo Para Caixa De Empresas Blog - Quero montar uma empresa

Compartilhe nas redes!

Reforma do Imposto de Renda: entenda como ela pode prejudicar o seu negócio

No artigo de hoje, você conhecerá mais a Reforma do Imposto de Renda e os pontos negativos que isso poderá trazer ao seu empreendimento.

Vivemos em um país em que os tributos exercem um grande impacto no dia a dia de empresas que atuam em diferentes segmentos; por esse e outros motivos, a Reforma do Imposto de Renda é aguardada com expectativa por muitos gestores.

Porém, você sabia que ela pode não ser assim tão vantajosa para a sua empresa?

Sendo assim, para ajudar você a entender melhor sobre o assunto foi que preparamos o presente artigo.

Nele, vamos conversar sobre quais as propostas para a Reforma do Imposto de Renda, sobre mudanças que pretende trazer e sobre por que ela pode ser prejudicial à sua empresa.

Dito isso, fique com a gente até o final e faça uma excelente leitura!

O que é a Reforma do Imposto de Renda?

O Projeto de Lei de número 2.337, de 2021, é também conhecido como “Reforma do Imposto de Renda”, isso porque ele traz importantes transformações na forma como o recolhimento do tributo deve acontecer.

Foi apresentado pelo Poder Executivo e teve como autoria a Câmara dos Deputados, sendo que, até o momento, encontra-se em tramitação.

Em seu texto, busca trazer mudanças substanciais tanto no recolhimento do tributo feito por pessoa física quanto por pessoas jurídicas.

Até então, já foram realizadas 28 emendas ao projeto, ou seja, modificações em seu texto, mas ainda não conseguiu aprovação total para que possa ser sancionado.

Quais as principais mudanças que pretende trazer?

Tratando-se de pessoas físicas, uma das mudanças mais substanciais é o aumento no limite de isenção do IR, que passa de R$ 1.903,98 para R$ 2.500,00 mensais.

Outro aspecto importante é a taxação dos dividendos, sendo que deverá ser recolhido um percentual de 15%; atualmente, não há incidência de IR neles.

Ela propõe uma redução na alíquota do IRPJ, que atualmente é de 15%. O texto busca baixá-la para 8%.

A Reforma do Imposto de Renda também busca refletir a alíquota da CSLL, a qual atualmente é de 9%, passando para 8% após a alteração.

No caso de bancos, a respectiva alíquota mudaria de 20%, cobrada atualmente, para 19%.

Por que pode ser desvantajosa para as empresas?

Um aspecto que vem sendo muito criticado por especialistas é a tributação dos lucros e dos dividendos (que, atualmente, é favorecida com o benefício da isenção).

Isso porque, apesar da redução do tributo, principalmente para negócios que apuram no Simples Nacional e no Lucro Presumido.

Porém, nas demais situações, como aquelas optantes pelo Lucro Real, que possuem faturamento maior, veriam sua carga tributária crescer com a medida.

Ainda, tal reforma poderia trazer muitas desvantagens para profissionais liberais, como médicos e advogados, os quais costumam fazer distribuição de lucros e de dividendos em suas empresas.

Suporte especializado para fazer a diferença no dia a dia do seu negócio

Como percebemos, apesar de o texto da Reforma do Imposto de Renda trazer benefícios diretos, como a redução das alíquotas de alguns tributos, a taxação dos lucros e dividendos poderá trazer ainda mais gastos e elevar a carga tributária em muitos negócios.

Estar atento a essas questões, analisar as propostas apresentadas e buscar meios de cobrar o legislativo, principalmente por meio de organizações que representem o seu negócio, são maneiras de evitar que você tenha prejuízos com as mudanças trazidas pela Reforma do Imposto de Renda.

Nesse viés, seguimos em nosso trabalho de sermos uma contabilidade atenta às questões que possam impactar o dia a dia de nossos clientes e levar soluções que permitam otimização de seus lucros, seja por meio da nossa prestação de serviços ou mesmo compartilhando informações relevantes à sua empresa.

Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e tenha detalhes como a nossa parceria será vantajosa ao seu negócio.

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Fazer O Registro De Empresa De Maneira Eficaz! - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Registro de empresa: como realizar de maneira eficaz?

Saiba como fazer o registro de empresa de maneira eficaz! Evite problemas ao registrar o seu negócio! Entenda o que é e por que é importante realizar o registro de empresa! Você já pensou em abrir o seu próprio negócio?

Fique Por Dentro De Tudo E Evite Problemas Com O Irpf 2024! - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

IRPF 2024: tudo o que você precisa saber!

Fique por dentro de tudo e evite problemas com o IRPF 2024! Descubra quem deve declarar, quais os documentos e prazos para envio do IRPF 2024. Saiba como uma consultoria contábil pode te ajudar! Você já está se preparando para

Confira Como Fazer A Abertura Do Mei Em Goiás E Realize Seu Sonho De Empreender! - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Aprenda como fazer a abertura de MEI em Goiás

Abertura de MEI em Goiás: passo a passo completo Chegou a hora de tornar seu sonho realidade. Aprenda a fazer a abertura de MEI em Goiás e comece a empreender agora mesmo! Se você deseja formalizar o seu negócio em

Veja Como O Planejamento Tributário Pode Ajudar Sua Empresa! - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Planejamento tributário: qual a importância?

Veja como o planejamento tributário pode ajudar sua empresa Entenda o significado, importância e os principais passos para realizar um planejamento tributário em sua empresa. Saiba como essa estratégia simplifica sua gestão! Por meio do planejamento tributário é possível otimizar

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
5 dicas de ouro para evitar a malha fina A…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top