
Relacionamento Comercial
Índice
Entenda a principal regra para se fazer mais e melhores negócios!
Hoje em dia manter um relacionamento comercial sólido e de longo prazo é bastante difícil, mas por incrível que pareça, muita gente consegue essa proeza mesmo com a concorrência aumentando todos os dias.
O sonho de todo empresário é conquistar clientes e fidelizá-los, ganhando assim sua preferência. Para que isso aconteça, o seu cliente tem de ir embora já pensando na próxima visita. Se ele sair frustrado ou indiferente, provavelmente não voltará mais, e sua concorrência irá vibrar.
Os funcionários são também grandes responsáveis pela parceria do cliente com a empresa, muitos consumidores já têm seu vendedor, atendente, auxiliar favoritos e vão até lá para serem atendidos por eles. Por isso, vale sempre investir em treinamentos para seus colaboradores e mantê-los felizes, assim trabalharão com mais empenho na conquista do cliente.
Todo relacionamento comercial exige doação, seja de atenção, de dedicação ou de oferta de valor!
Os fatores que fazem a diferença num relacionamento comercial são:
- Valores diferenciados
- A forma de solucionar conflitos
- Comprometimento
Todo relacionamento comercial é único, pois não existem dois vendedores ou clientes iguais. Não existe uma fórmula mágica para todos, mas os itens a seguir são cruciais.
Aceitando as diferenças e as limitações
Ter um parceiro comercial te dá uma visão diferente em várias situações, também ajuda a ter ideias novas para alcançar resultados. Compartilhar experiências é muito natural, mas deve-se sempre respeitar limites como valores, princípios e crenças. Os parceiros comerciais devem se completar para a parceria ser um sucesso.
Resolução proativa de conflitos
A existência de conflitos de interesses é muito saudável, esses conflitos geram o espírito de competição. Todo mundo sabe que empurrar problemas com a barriga e protelar sua resolução pode transformar o trabalho em dor de cabeça para os dois lados da parceria comercial.
Os conflitos podem ser vistos como uma oportunidade de pôr a parceria à prova na busca incansável pela solução e isso envolve:
- A força do relacionamento
- A busca por soluções construtivas
- Soluções de consenso
A cada problema resolvido a parceria fica mais forte e sólida. Entende essa importância?
Comprometimento mútuo é a solução
Os pequenos detalhes são os mais importantes, eles podem fazer com que uma parceria que já dura anos se rompa de forma profunda e inesperada. Não devem existir ”os clientes” e sim ”o cliente” pois cada qual têm uma particularidade e exigências que querem que sejam cumpridas.
Com atenção e comprometimento o relacionamento com o cliente vai ficando mais sólido. No dia a dia mate as pequenas formigas e não seja pisoteado pelos elefantes, ou seja, resolva os problemas pequenos antes que fiquem insustentáveis.
Não deixe as reclamações para depois
Os clientes se sentem desrespeitados quando uma reclamação não é respondida, e isso pode fazer a relação ir por água abaixo. Dê sempre atenção, por menor que seja, e tente resolver o problema da melhor forma possível.
Dê motivos para os seus clientes voltarem e te indicarem para outras pessoas, quando você fideliza um consumidor, ganha automaticamente vários outros. Nesse caso a propaganda boca a boca funciona bem, tanto para elogios como para as críticas. Por isso, é tão importante fidelizar um cliente, essa é uma forma de investir na sua empresa.
Tendo em vista tudo que já foi falado, saiba que não importa o tamanho do seu negócio, seja ele na área de marketing, alimentação, vendas etc… A prioridade é criar um relacionamento com o cliente para garantir o futuro e estabilidade da empresa.
Siga as dicas e temos certeza de que suas parcerias comerciais serão um verdadeiro sucesso.
Precisando de ajuda com a contabilidade de sua empresa? Entre em contato conosco!
Até breve!