
Empreendedorismo: talento ou sorte?
Quase sempre quando vemos alguém bem-sucedido pensamos na sorte que aquela pessoa teve em chegar até ali. Entretanto, muitas vezes, nos esquecemos de olhar para a sua história e analisar a longa jornada que essa pessoa percorreu para ter sucesso. Então, amigos, tenham certeza que o empreendedorismo não se faz nem só com sorte, tampouco só com talento. É preciso uma pequena pitada dos dois para a receita ideal.
Ainda segundo Thomas Edison, inventor da lâmpada, “a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. O que ele quis dizer com isso é que você até pode contar com a sorte durante a sua trajetória no empreendedorismo, mas vai ter que batalhar bastante para atingir o sucesso nessa jornada.
Então vamos entender um pouco mais sobre o talento e a sorte no empreendedorismo, logo a seguir.
Vamos lá?!
Mas afinal, empreendedorismo precisa de sorte ou talento?
Quantas vezes na vida você já se deparou com alguma novidade e, quase instantaneamente, um pensamento veio a sua cabeça: “como eu não pensei nisso antes?”.
A resposta para essa pergunta é pra lá de simples: porque a maioria das pessoas costuma se apegar àquele 1% de inspiração e fica esperando a ideia aparecer como um milagre, esquecendo que é preciso 99% de esforço para ver o resultado.
E assim como em todos os aspectos da vida, o sucesso no empreendedorismo não vem dos céus, não! Ele exige muito esforço, dedicação, abdicação, talento e, por que não, sorte também.
Admita, a sorte não é imprescindível para ser um empreendedor de sucesso, mas sem dúvidas, um fator que ajuda muito é quando o acaso acontece de forma positiva e você consegue estar no lugar certo na hora certa.
Essa mesma lógica serve para o talento, já que ninguém escolhe ser talentoso ou não. O fato é que todas as pessoas possuem um talento, entretanto, é preciso descobrir qual é ele e trabalhar para aprimorá-lo cada dia mais, ou você acha que Jimi Hendrix nasceu tocando guitarra daquela maneira? Não né! Ele se dedicou muito a aprimorar o seu talento e talvez tenha tido uma pitada de sorte no caminho!
Além disso, a flexibilidade também é uma grande característica das pessoas de sucesso, pois é preciso saber adaptar-se às situações, às necessidades e a tudo aquilo necessário para avançar.
Mas espera aí, é preciso nascer com talento para o empreendedorismo?
Calma, não se desespere, pois, o talento é algo que você pode aprender e desenvolver, desde que tenha lá dentro, no seu íntimo, uma mínima vontade de trilhar o caminho do empreendedorismo.
Isso por que ninguém nasce sabendo empreender e é preciso aprender, estudar e praticar tudo aquilo que você está aprendendo para evoluir como um empreendedor.
É aqui que voltamos novamente para aqueles 99% de esforço, pois se você não batalhar muito não vai conseguir obter sucesso no empreendedorismo, mesmo que tenha talento, entendeu?
Então, a questão do empreendedorismo não se resume nem a talento e nem a sorte. Isso por que você até pode ter talento, mas se não se dedicar, estudas e aprimorar, pode nunca alcançar o sucesso tão desejado no mundo dos negócios.
Enquanto isso, alguém com menos talento que você, mas com muito mais dedicação pode conseguir chegar até o seu objetivo, pois trabalhou bastante para isso.
Já a pitada de sorte ajuda nos dois casos, mas o melhor é não contar com ela, trabalhar duro, focar nos seus objetivos, ter bastante determinação e avançar um passo de cada vez em direção ao sucesso que você tanto deseja no mundo do empreendedorismo.
Boa sorte, talento e suor! 😉