skip to Main Content
Como O Planejamento Tributário Pode Ser A Solução Em Tempos De Crise?

Como o planejamento tributário pode ser a solução em tempos de crise?

Torne sua empresa mais econômica com o planejamento tributário

Se a sua empresa está enfrentando um momento de crise, um bom planejamento tributário pode ajudá-lo a reduzir sua carga tributária e aumentar sua lucratividade. Entenda!

A crise financeira apresenta forte impacto e grande influência no desenvolvimento das empresas, fazendo que a redução de custos se torne o grande principal objetivo que rege o negócio.

Entretanto, um bom planejamento tributário, na maioria das vezes, pode ser muito mais eficiente que um corte radical nos gastos.

Isso porque existem estudos que afirmam que as empresas chegam a pagar até 34% de tributos sobre o seu lucro, mas que esse valor pode acabar sendo bem maior quando consideramos outros encargos, como taxas e encargos trabalhistas.

Logo, se a intenção de uma empresa é atravessar a crise e sobreviver aos tempos de incerteza, o melhor caminho é trabalhar sempre com o planejamento tributário para melhorar o potencial do empreendimento.

Então se você quer saber mais sobre planejamento tributário, continue lendo esse artigo e descubra tudo o que você precisa saber.

Leia também:

Como o planejamento tributário pode ser a solução em tempos de crise?

Todos nós sabemos que a redução de custos é a principal ordem de uma empresa quando entramos em uma crise econômica. As empresas fazem isso para garantir que a entrada financeira seja capaz de suportar a estrutura já estabelecida.

Entretanto, mais eficiente que um corte nas despesas, pode ser a realização de um bom planejamento tributário, que ajuda a empresa a administrar melhor os seus tributos, se adaptar à economia atual e melhorar a sua lucratividade.

Desse modo, além da redução de impostos, ele ajuda a evitar a incidência de multas devido ao atraso no cumprimento de suas obrigações, ajuda você a identificar pagamentos indevidos de impostos, o que pode implicar na recuperação de crédito tributário, etc.

Em outras palavras, podemos dizer que o planejamento tributário é a atividade que permitirá gerenciar a redução dos impostos, melhorando a saúde financeira do negócio.

Isso porque todos sabemos que a média de tributação para o pagamento de impostos é algo em torno de 34%, o que leva muitas empresas a atuarem na informalidade ou mesmo à falência devido à alta carga tributária.

Primeiramente, então, é fundamental entender quais são os principais tipos de regime tributário, que são três: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. 

Esse conhecimento é fundamental, porque a escolha do regime tributário irá definir a forma como a sua empresa será tributada, tendo em vista que ele consiste em um conjunto de normas que estabelecem a forma como os tributos serão calculados e recolhidos pelas empresas.

Por isso, é fundamental realizar a escolha correta para evitar pagar mais impostos do que o necessário, devendo essa escolha ser realizada com base no planejamento tributário.

Vale ressaltar que a opção pelo tipo de tributação que será utilizada no ano seguinte pode ser feita até o início do próximo ano. 

Entretanto, as análises devem ser feitas antecipadamente para que a empresa tenha certeza que pode usufruir dos planos sem chance de erro.

Como fazer o planejamento tributário?

Explicando de forma simplificada, temos que para realizá-lo, deve-se realizar uma análise de um conjunto de ações da empresa, bem como situações materiais e atos jurídicos que possam implicar na redução da carga tributária do negócio, gerando um melhor resultado econômico.

Obviamente, quando explicamos assim parece tudo muito simples, mas a ajuda de um profissional da área é fundamental para que o planejamento tributário seja feito de forma correta e eficiente.

Isso porque ele demanda um profundo conhecimento contábil, fiscal e da legislação tributária, bem como um estudo aprofundado sobre a empresa em questão.

Além disso, alguns cuidados são fundamentais nesse processo para que não haja confusão entre planejamento tributário e sonegação de impostos, pois isso é ilícito e pode gerar o pagamento de multas e até mesmo detenção.

Então o empresário não pode, por exemplo, esquecer-se de obrigações básicas que configuram qualquer tipo de ato ilícito, como a ideia de encobrir um fato gerador de tributos para que ele não exista. 

É importante lembrar, também, que o planejamento tributário é uma medida muito mais preventiva do que ativa, pois é realizada antes que o fato gerador do tributo aconteça. 

Entretanto, a prevenção e a antecipação são detalhes extremamente importantes em tempos de crise, pois preparam a empresa para o que está por vir e ajudam na tomada de decisões no futuro.

Então se você deseja fazer o planejamento tributário da sua empresa, contrate um profissional da área e conte com a experiência de alguém que entende do assunto para garantir os melhores resultados para o seu empreendimento.

Conte com a Contec Gestão Contábil e Empresarial

Em momentos de crise, contar com o suporte de especialistas é fundamental não só para a elaboração do seu planejamento tributário para a redução de sua elevada carga tributária, como também para uma série de procedimentos importantes, como:

  • Análise do fluxo de caixa;
  • Gestão de custos;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de contas a pagar e a receber;
  • Precificação correta de produtos e serviços;
  • Elaboração de um planejamento financeiro eficaz e muito mais.

Diante desse cenário, saiba que nós, da Contec Gestão Contábil e Empresarial, somos a opção ideal para ajudar você a recuperar a saúde financeira do seu negócio.

Entre em contato conosco para que possamos conversar com calma sobre a situação do seu negócio e sobre como podemos ajudar você com a nossa expertise, a nossa experiência e equipe qualificada.

Aguardamos o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!

5/5 - (1 vote)
Summary
Como o planejamento tributário pode ser a solução em tempos de crise?
Article Name
Como o planejamento tributário pode ser a solução em tempos de crise?
Description
Torne sua empresa mais econômica com o planejamento tributário. Saiba agora o que fazer para diminuir a sua carga tributária!
Author
Publisher Name
Contec Contabilidade
Publisher Logo
This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top
Recomendado só para você!
Entenda por que o empreendedorismo em Goiânia está ligado à…